Principais Movimentações

Executivo chega ao ecossistema digital para liderar a transformação da área financeira, fortalecer a governança e incentivar a inovação tecnológica

Formado em Ciências Contábeis e com ampla experiência em Finanças, Diogo Fernandes assume a posição de Diretor Financeiro da LWSA, grupo brasileiro de empresas de tecnologia que oferecem soluções digitais para diferentes organizações. Com uma visão data-driven, o executivo será responsável pela liderança da área financeira de todas as unidades de negócios da companhia.

A trajetória de Diogo inclui passagens por empresas de diversos setores, como EY, Direcional Engenharia, Even Construtora e Kora Saúde, onde liderou as áreas de Controladoria, Planejamento, Contabilidade, Fiscal e Gestão de Recebíveis, destacando-se pela busca de eficiência e pela aplicação inteligente de recursos por meio da tecnologia.

Na LWSA, o executivo chega com três principais desafios: aprimorar a eficiência dos prazos, promover a atualização tecnológica e consolidar a governança, com foco na proteção de recursos, no fortalecimento de controles e na identificação de oportunidades de rentabilidade. “O meu objetivo é elevar esses pilares ao mesmo nível dos nossos produtos, promovendo uma transformação digital por meio da implantação de sistemas e da adoção de novas tecnologias”, reforça.

Para fortalecer os pilares administrativo, financeiro e contábil, Diogo defende uma gestão ancorada em dados. Ao longo de sua trajetória, sempre buscou alinhar o planejamento estratégico ao desenvolvimento tecnológico da área de Finanças, participando da implantação de sistemas tributários, de compras e de automação de reportes contábeis e de auditoria. “Sempre fui voltado para o uso de dados. Por onde passei, utilizei ferramentas de BI (Business Intelligence) como direcionadoras, organizadoras de ideias e aceleradoras do mapeamento de oportunidades”, afirma.

Para alcançar seus objetivos, o executivo ressalta a importância da comunicação clara e da inteligência política para transitar entre diferentes departamentos e níveis hierárquicos da companhia. “Ser assertivo na comunicação abre portas para atuar, ajudar e sugerir novas ideias. É essencial ser cuidadoso desde o primeiro contato e compreender que a política organizacional é uma ferramenta fundamental para construir confiança e criar alianças.” Segundo ele, alinhar forma e conteúdo — “o que” e “como” dizer — contribui para a tomada de decisões e para o desenvolvimento saudável do negócio.

Como líder e gestor de pessoas, o novo Diretor Financeiro da LWSA buscará deixar como legado a valorização da curiosidade, estimulando sua equipe a manter-se engajada, inovadora e preparada para atuar de forma cada vez mais estratégica e eficiente. “Sempre incentivei minha equipe a explorar, aprender e aplicar novas ferramentas no dia a dia. Tento mostrar que não existe apenas o Excel e que algo que levaria 10 horas pode ser feito em 10 minutos com o conhecimento certo”, conclui.