Principais Movimentações

Damha Agro anuncia Henrique Ribas como o novo Head de Finanças

Com foco em elevar os padrões de excelência da governança e impulsionar a geração de valor sustentável da companhia, o novo Head de Finanças da agropecuarista apostará no empowerment da equipe financeira

Formado em Engenharia Elétrica e Contabilidade e especializado em Finanças, Henrique Ribas conta com mais de 17 anos de experiência na área financeira, tendo atuado em companhias de pequeno a grande porte. Sua trajetória inclui passagens pelas áreas de Investimentos, M&A e Controladoria, com destaque para sua atuação em empresas de gestão de capital, especialmente na Radar Gestão de Investimentos ­— plataforma especializada na administração de ativos reais nos setores agrícola, florestal e imobiliário rural na América Latina.

Segundo Henrique, sua trajetória diversificada na área de Finanças fortaleceu suas “habilidades interpessoais e de adaptação, além de ter proporcionado a capacitação técnica necessária para assumir os novos desafios na Damha Agro”, empresa brasileira do setor agropecuário produtora de soja, milho, cana-de-açúcar, feijão e pecuária de corte. Proprietária de mais de 35 mil hectares no território nacional, a companhia tem passado por um robusto processo de organização e consolidação nos últimos anos, investindo em projetos com foco em sustentabilidade e tecnologias de precisão que buscam expandir suas operações.

Diante do momento de crescimento organizacional e do cenário macroeconômico desafiador, Ribas acredita que o seu maior desafio na Damha Agro será “tomar decisões que preservem o valor da empresa e que, ao mesmo tempo, mitiguem riscos aos acionistas”. Além disso, ele afirma que “a busca por ganhos de eficiência operacional e financeira, que reflitam no retorno sobre o capital investido e na geração de caixa”, também será um dos seus principais esforços na posição.

Para alcançar soluções concretas, o Executivo se concentrará no exercício da boa governança e no desenvolvimento de habilidades diplomáticas. Dessa forma, ele pretende contribuir para a construção de uma administração eficaz e transparente da área financeira, priorizando decisões fundamentadas em fatos apurados e em uma lógica de negócio estratégica e bem estruturada. Como resultado, o Head de Finanças projeta “a estruturação adequada do modelo de negócio da companhia e a formação de uma infraestrutura financeira capaz de suportar a operação.”

Em relação à liderança do time financeiro da Damha, Henrique acredita que o empowerment da equipe será o principal pilar da sua gestão, buscando fortalecer, a partir dessa abordagem, características como senso de responsabilidade, autonomia e confiança na área de Finanças. Respaldado por indicadores sólidos e alinhado a objetivos estratégicos bem definidos, o time poderá, então, operar com ciência e segurança, tendo um papel central nas tomadas de decisão da organização.

Em cenários de reestruturação, a solidez financeira e a transparência na gestão se tornam pilares fundamentais para impulsionar a longevidade e a competitividade do negócio. Nessa perspectiva, Henrique assume o novo desafio buscando construir um legado que vá além dos resultados imediatos. Com o compromisso de “elevar o nível de governança para padrões de excelência, preservar o capital e atingir uma geração de valor sustentável”, a atuação do novo Head de Finanças da Damha Agro terá como base a perenidade, visando uma gestão que trabalhe tanto para o presente quanto para o futuro da companhia.