Webinars

Nesta quarta-feira, dia 04/08, houve o lançamento da pesquisa inédita “O Perfil do CFO no Brasil 2021”, realizada pela Assetz em parceria com o Insper e que teve a participação de 128 CFOs de grandes empresas, a fim de analisar a formação acadêmica desse profissional, as disciplinas financeiras nas quais possui maior conhecimento, suas habilidades comportamentais e de liderança, seus motivadores de carreira e suas perspectivas. O evento foi mediado pelos professores do Insper e contou com a presença de Silvia Vilas Boas, CFO LatAm da Natura&Co, e de Adalberto Santos, VP de Finanças e IR Officer das Lojas Marisa, além de nossos sócios-fundadores, Felipe Brunieri e Guilherme Malfi.

Em transmissão ao vivo pelo YouTube, foram apresentados alguns aspectos demográficos da amostra do estudo, como a média de idade dos respondentes e os segmentos da economia contemplados pela pesquisa, e os convidados responderam perguntas elaboradas tanto pelos professores mediadores, quanto pelos espectadores do evento.

No que diz respeito à trajetória profissional de um CFO, Silvia comentou que é necessário ter sede de conhecimento e, ao mesmo tempo, coragem, de forma que Adalberto corroborou seu argumento dizendo que é necessário, também, “sair da zona de conforto” e ter um aprendizado constante.

Outra pergunta extremamente relevante para a conversa foi sobre o papel do líder financeiro para tornar o espaço corporativo de Finanças ainda mais inclusivo, tendo em vista que, de acordo com a pesquisa, somente 10% dos CFOs são mulheres. Em relação a isso,  Silvia afirmou que essa realidade pode mudar, desde que haja um interesse verdadeiro em trabalhar o assunto. Segundo ela, é preciso “sair das palavras e partir para a ação”, dando o exemplo à equipe de trabalho e à empresa como um todo. Adalberto, por sua vez, ressaltou o papel do CFO como cidadão, de forma que cada profissional financeiro deve fazer a diferença dentro de seu ambiente de trabalho, vencendo “barreiras que parecem naturais”.

Ademais, foram discutidos outros temas, a exemplo dos benefícios e desafios de permanecer em um mesmo setor e da utilização de ferramentas tecnológicas nas empresas. Sobre este último, chegou-se à conclusão de que, no Brasil, existe um grande desafio de implementar um maior uso dessas ferramentas nas companhias e que “ainda há muito a ser feito”, de acordo com Felipe Brunieri.

Nas considerações finais, Silvia e Adalberto evidenciaram a importância das pessoas tanto da equipe de trabalho, quanto de outras áreas da empresa (CMO, CIO, entre outros), uma vez que elas têm muito a agregar ao Executivo de Finanças, ajudando-o a ter sucesso em sua carreira. Em adição a isso, Guilherme Malfi concluiu dizendo que a chave para o sucesso profissional é a de dedicação: “Trabalhem muito”, afirmou ele.

Confira o evento de lançamento do estudo “O Perfil do CFO no Brasil 2021” na íntegra aqui!