“A influência da Liderança na Cultura Organizacional”
Por: Karina Martins
Atualmente, tem sido cada vez mais necessário compreender os aspectos que tangem à cultura organizacional, a fim de proporcionar o desenvolvimento do bem-estar e a segurança psicológica de seus colaboradores, por meio desta relação, sendo um diferencial competitivo no mercado como marca empregadora.
Com o rápido crescimento das empresas, os líderes precisam adaptar-se às mudanças a uma velocidade espantosa, bem como há a necessidade de novas habilidades de liderança horizontal, participando de maneira colaborativa e ágil. Sendo assim, os principais desafios e as competências exigidas dos líderes, pelo mercado de trabalho, atualmente, são: modelo de trabalho, agilidade na gestão, competências voltadas à gestão de pessoas, inovação e co-criação.
Além das competências já citadas, percebe-se que questões culturais locais têm se tornado mercadoria valorizada – afinal, é importante que o líder conheça a cultura local e consiga equilibrá-la com as estratégias da empresa. Com isso, o líder também tem o papel de disseminar e desdobrar essas estratégias para toda a população, entendendo o perfil das equipes e a maneira mais assertiva para este descobrimento.
A importância de entender esses aspectos culturais se dá pela busca das pessoas por empresas que valorizem aspectos psicossociais, tais como autonomia, trabalho colaborativo, comunicação, entre outros; aspectos esses que são estimulados pela liderança. Sendo assim, o líder passa a ser um agente transformacional, fazendo um papel de mediação e de potencializador para seus times.
Todas estas responsabilidades atribuídas ao papel do líder frente à cultura organizacional levam-nos à reflexão sobre a importância da preparação de uma trilha de desenvolvimento de competências centrais e o desenvolvimento de sucessão para os níveis de liderança, o que promove um desenvolvimento constante para toda a população da empresa. É muito comum que as organizações promovam seus colaboradores pela sua capacidade técnica de entrega, e há uma expectativa velada também sobre a sua capacidade de liderança, que não foi desenvolvida ao longo de sua trajetória profissional.
O sucesso das organizações tem se dado por meio do desenvolvimento e do investimento em lideranças. Sendo assim, observam-se a preocupação e a busca pelos estudos voltados ao desenvolvimento de lideranças e as competências voltadas à inovação e à gestão de pessoas.
Portanto, a relação entre a Cultura Organizacional e a Liderança acontece pela mediação entre os interesses de todos os envolvidos, seja no momento atual da empresa, seja no planejamento estratégico do futuro, e é a chave para gerar engajamento de seguidores. A melhor compreensão dos desafios organizacionais versus as características dos colaboradores gera a aproximação e a confiança na qualidade da entrega e na formação de uma cultura de desenvolvimento, bem como apoio e agilidade nos processos. Consequentemente, uma Cultura Inovadora, alinhada com os propósitos da organização, acessíveis, para o time como um todo, fomenta o senso de pertencimento, motivação necessária para se comprometer com o atingimento dos objetivos propostos.