Na última sexta-feira (4), Felipe Brunieri, um dos sócios-fundadores da Assetz Expert Recruitment, palestrou no People Experience, evento promovido por um dos nosso principais parceiros, a Nexa Resources, para discutir com seus colaboradores as transformações do mercado de trabalho e trocar experiências sobre carreira.
O sócio liderou o painel sobre carreira e desenvolvimento e contou um pouco sobre sua trajetória e como foi o processo de construção da Assetz. “Me encontrei como headhunter, hoje sou realizado e sinto que faço a diferença na vida de cada um dos candidatos. Ao longo desses dez anos, entrevistei mais de 7.000 executivos e posso afirmar que impactei diretamente a carreira de cerca de 300 deles”, fala com carinho de sua profissão. “Ter a nossa própria consultoria que efetivamente contribua para o desenvolvimento do mercado de trabalho era um sonho e para realizá-lo precisei abdicar de muita coisa”, completa.
O headhunter elenca seis características comuns a executivos bem sucedidos que percebe durante as entrevistas que realiza: liderança – dos subordinados e dos pares, criando alianças e influenciando com o intuito de gerar engajamento e inspiração; resiliência – “todos erram, mas o importante é reconhecer rápido, levantar e fazer de novo”; coragem para tomar decisões, arriscar-se e lidar com as consequências; “acabativa” – Felipe brinca com o termo para exemplificar a importância de tirar do papel e executar as iniciativas e os projetos propostos; ter paixão pelo o que se faz; e, por fim, uma rede de relacionamento ativa, de modo que possa consultá-la para fazer benchmark com outras empresas e participar de eventos para ampliar seus contatos de forma consistente e sólida.
“Fomentem o network quando não precisam dele para usarem quando for necessário. É importante ser visto dentro e fora da empresa que atuam. Na Assetz, incentivamos essa troca de experiências por meio dos eventos e programas que promovemos a profissionais da área de Finanças”, explica.
Para um crescimento sólido, Brunieri fala sobre a importância de passar por várias áreas dentro da mesma companhia e deixar algum tipo de legado em cada uma delas. Relata que esse tipo de trajetória transmite ao mercado a percepção de ser um profissional com grande capacidade de adaptação, além de contribuir para a sua consistência técnica. Ademais, destaca que, para cargos de liderança, as empresas pelas quais o profissional passou, as atividades que desempenhou e os projetos que liderou são tão ou mais relevantes do que a formação acadêmica.
Para encerrar, conta como é conciliar sua vida pessoal e profissional. Para ele, se entregar ao que faz é imprescindível para atingir o sucesso e a maioria dos executivos de sucesso acorda cedo, dorme tarde e está disponível 24/7. “A cada escolha, uma renúncia: isso é a vida”, brinca o consultor com a letra de um famosa música nos anos 2000.