Renato Rosa é o novo CFO do Grupo Superpão
O Executivo assume o cargo com a missão de construir uma área financeira estratégica e alinhada ao crescimento sustentável do negócio
Formado em Contabilidade e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, Renato acumula vasta experiência na liderança da área de Finanças de empresas de diferentes setores, como auditoria, varejo, serviços financeiros e saúde. O Grupo Superpão é um varejista alimentar com mais de 100 anos de história, que conta com lojas no Paraná e em Santa Catarina. Na companhia, Renato assume a posição de CFO e o desafio de alinhar, a partir de uma visão de longo prazo, as estratégias financeiras à realidade econômica da empresa, garantindo dados confiáveis e eficientes.
Destacando a importância de uma gestão estratégica que equilibre inovação e controle rigoroso, Renato acredita que o sucesso da organização é fundamentado em três pilares: desenvolvimento contínuo do time, eficiência dos processos e consistência organizacional. Segundo o Executivo, essa perspectiva orienta seu foco para “potencializar áreas-chave da companhia, como o desenvolvimento da equipe, a gestão estratégica do fluxo de caixa (sabendo que ‘o caixa é o rei’), o planejamento tributário, a gestão orçamentária, o controle de custos e a implementação de inovações tecnológicas”.
Quando o assunto é inovação, o CFO destaca a necessidade da área financeira se aprofundar em tecnologia e automação, especialmente em um contexto de forte concorrência. Ao longo de sua carreira, ele adquiriu experiência em diversos projetos de transformação digital e afirma que essas iniciativas são fundamentais para a otimização de processos, o aumento da rentabilidade e a eficiência nas tomadas de decisões. “Em um ambiente altamente competitivo, essas iniciativas não apenas asseguram a eficiência operacional, como também fortalecem nossa posição no mercado, permitindo uma gestão financeira eficaz, sustentável e alinhada às exigências do cenário atual”, afirma.
Para Renato, o foco em tecnologia também inclui o impacto da companhia em um agente fundamental da operação: o consumidor final. “Nossa missão vai além do simples controle financeiro: precisamos identificar oportunidades, integrar inovações tecnológicas e oferecer soluções eficazes, que atendam diretamente às necessidades dos consumidores”, acrescenta o CFO.
À frente da área financeira da grande varejista, Renato aponta a experiência do cliente como um dos seus principais desafios e um aspecto fundamental da competitividade da empresa. Para agregar valor à jornada do consumidor e fidelizar a marca, o Executivo destaca que “a oferta de preços acessíveis, a excelência no atendimento, a variedade e o sortimento de produtos, além da comodidade” são alguns dos principais diferenciais que consolidam a companhia como referência no mercado.
No que diz respeito à gestão de pessoas, o CFO considera que sua principal responsabilidade na função é desenvolver uma equipe protagonista e alinhada a um mesmo objetivo. Nesse sentido, sua liderança está focada em capacitar o time para ser um pilar de eficiência operacional dentro da empresa, contribuindo para tomadas de decisões baseadas em dados e para o crescimento sustentável do negócio.
Desse modo, Renato afirma que o seu maior legado será construir uma área financeira estratégica, altamente capacitada e alinhada às metas da companhia. “Minha principal contribuição será desenvolver uma área financeira que seja não apenas um suporte, mas um verdadeiro motor de transformação e sucesso para o negócio”, arremata.