Principais Movimentações

Após 20 anos na Vale, Eliane Velo é a nova Diretora de Controladoria do Grupo Boticário

Eliane assume a nova posição com a missão de implementar processos ágeis e bem estruturados para otimizar a tomada de decisões do negócio

Com formação em Contabilidade, Eliane iniciou sua carreira na BDO Trevisan Auditores como Auditora, atuando, nos anos seguintes, na Controladoria da TV Globo, Devon Energy e CSN. Em 2004, ingressou na Vale como Especialista de Controladoria e, ao longo de sua trajetória na mineradora, assumiu as gerências globais da área de Controladoria e Contabilidade até tornar-se Diretora Tributária Global da organização. Após mais de 20 anos na Vale, Eliane migrou para o Grupo Boticário como Diretora de Controladoria com a missão de fortalecer o papel estratégico da área, tornando-a fator-chave nos momentos de deliberação da companhia.

O Grupo Boticário destaca-se como uma das principais empresas do setor de cosméticos no Brasil, com um portfólio diversificado de marcas e um modelo de negócios multicanal que abrange tanto o mercado nacional quanto o internacional. Na nova posição, Eliane reconhece que um de seus maiores desafios será aprofundar o conhecimento nas complexidades de setores até então inexplorados em sua carreira, como o de varejo e o de bens de consumo. Entender profundamente “o quê”, “como” e “onde” sem perder o “timing” dos processos em um setor dinâmico exige um aprendizado contínuo: “É preciso viver para aprender”, ressalta a Executiva.

Outro aspecto novo em sua função será a composição acionária da organização. Embora o Grupo Boticário tenha uma estrutura de controles robusta, semelhante à de empresas de capital aberto, Eliane entende que as novas demandas de uma companhia de capital fechado lhe exigirão uma maior adaptação de prioridades. Essa transição também requer a assimilação da sólida cultura organizacional do Grupo, uma vez que a Executiva se compromete a entender profundamente a identidade e os valores da empresa, disseminando-os em todas as esferas de sua atuação.

A partir da sua experiência anterior, Eliane reflete que as complexidades da operação de uma empresa de grande porte, como a Vale, a prepararam para os desafios de um ambiente corporativo multifacetado. “A experiência em segmentar, em roteirizar os processos, é fundamental nessa posição. O que deve ser priorizado? Quais são os principais desafios? Embora o contexto seja diferente, o resultado é similar. No final, estamos discutindo a tomada de decisão baseada nas informações financeiras. Minha experiência me ajuda a começar ‘de trás para frente’, porque eu sei qual é o objetivo final”, explica a Diretora.

Considerando, especialmente, o rápido crescimento do Grupo Boticário nos últimos anos, Eliane assume que a sua principal contribuição para a companhia será contribuir para a maturidade dos controles, consolidando processos robustos e eficientes que garantam o fortalecimento da área. Diante dos importantes outputs que a Controladoria Gerencial gera para a análise dos resultados e os ajustes de rotas, a Executiva enfatiza a importância de estar próxima do negócio para identificar mudanças na gestão e fornecer informações contábeis que apoiem decisões ágeis.

Apesar de o Grupo Boticário já contar com uma operação bem estruturada, a Diretora acredita que a atuação da Controladoria deve ser cada vez mais dinâmica, comunicando de forma clara números e resultados que reflitam toda a operação. Para ela, seu time é o “grande termômetro” que revela se a estratégia está sendo, de fato, eficaz. 

Como legado, ela almeja deixar “uma área bem documentada, estruturada, madura e que seja flexível com as necessidades do negócio”. “Precisamos manter a vivacidade da área. É essencial que essa ‘energia’ continue. Pretendo deixar uma empresa organizada e processos que não impeçam a tomada de decisão. Para tanto, é fundamental encontrar um equilíbrio entre uma operação bem estruturada, que garanta a segurança e a flexibilidade necessárias para mudanças de rumo ao longo da jornada”, conclui a Executiva.