Career Insights

Então, você quer ser Diretor de Finanças?

Por Marcelo Nobrega

Querer é um bom começo, mas criar um plano e implementá-lo com disciplina é uma história diferente. Por falar em histórias, embora repetida à exaustão, a constatação do Gato de Cheshire, em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, costuma ser ignorada pela maioria — segundo o personagem, se você não souber para onde ir, o caminho não importará; logo, poderá chegar a qualquer lugar. 

Contudo, se você tiver um objetivo, saberá por onde percorrer e, portanto, estará à frente dos demais. Afinal, em rankings como o da Exame, são apenas 500 posições de CFO entre as primeiras 500 Melhores & Maiores empresas, e muita gente boa gostaria de chegar lá. Para isso, é preciso perscrutar o caminho e seguir o seu trajeto. 

 A seguir, compartilho insights valiosos que visam direcionar sua carreira. Dando atenção a eles, você irá mais longe! 

 

Conselhos de carreira em 10 hashtags

#EstabeleçaPrioridades

Escolha bem suas prioridades e onde vai investir seu tempo. Não acredito em uma carreira bem-sucedida sem sacrifícios. Não estou dizendo que você precise abrir mão de seu bem-estar ou sua saúde mental, mas, em alguns momentos, o relógio precisará girar a favor do trabalho. Afinal, “no pain, no gain” — para usar outra citação bem conhecida.

O famoso “não tenho tempo” é apenas falta de priorização. Lazer, viagens, esportes, TV, redes sociais e o dolce far niente vão ter que abrir espaço para o estudo, o trabalho e o networking.

#ResolvaProblemas

Por que somos pagos no final do mês? Basicamente, para resolver problemas! O produto ou serviço da sua empresa sana uma dor do mercado. E você deve fazer o mesmo para seu chefe, colegas, equipe e empresa.

Só entra em campo quem entrega na sua função. No futebol, nem todos precisam marcar gols — goleiro e zagueiros também exercem papéis fundamentais. E cada membro do time depende do desempenho dos demais para ser vitorioso. Não estou falando de esforço, mas de resultados. Esforço sem resultado gera apenas suor. Preste atenção nos rostos de uma equipe ao deixar o campo derrotada. O que a organização tem como objetivo? Assegure-se que seu trabalho contribua para o atingimento das metas organizacionais.

#CaptureOportunidades

Nem meio cheio, nem meio vazio: seu copo tem que transbordar!

Você vem consistentemente entregando bons resultados? Então, está na hora de mostrar que pode ir além e está pronto para assumir novas, maiores e mais complexas responsabilidades. Demonstre intraempreendedorismo e senso de dono, inovando e entregando mais do que seu job description. Além de resolver problemas, crie oportunidades e valor.

Seja voluntário para projetos multidisciplinares, assuma responsabilidades de seu chefe ou de colegas, interaja com outros departamentos. Faça benchmark, estude a concorrência e recomende novos produtos ou soluções para o seu departamento ou para a empresa.

#FaçaPlanos

Mas não é para atirar a esmo. O que você almeja e o que deve fazer para chegar lá? 

Examine o organograma da empresa e identifique o posto que lhe interessa. Com isso, é preciso conversar com as pessoas que podem ajudá-lo: seu chefe, o RH, o ocupante atual da cadeira que você ambiciona, pessoas que já passaram por ela e o executivo a quem a posição se reporta.

E você vai fazer perguntas como: “Quais os indicadores de sucesso da posição?”, “Quais as competências necessárias para fazer um bom trabalho?”, “Se já não as demonstro, como posso exercitá-las?”. Repare que deve ser um diálogo sobre aprendizado, mais do que sobre avanço profissional.

A partir dessa abordagem, você poderá elaborar ações concretas para o seu desenvolvimento.

#InvistanoLifelongLearning

Cursos e certificações são importantes, mas nós aprendemos mesmo é fazendo. Então, coloque em prática o que você aprendeu em livros, cursos, lives, podcasts, mentorias etc. Busque projetos e novas experiências — que possam, inclusive, ter origem em relações externas à empresa.

Chegar a uma alta posição em Finanças exige conhecimento dos diversos subsistemas; por isso, planeje fazer um rodízio por Contabilidade, Tesouraria, Análise e Planejamento Financeiro e outras disciplinas financeiras.

E como o futuro é dos generalistas, passe também uma temporada fora de Finanças. Conhecimentos sobre o negócio, as novas tecnologias e gestão de pessoas serão cada vez mais necessários para as posições de C-level.

Não pare nunca de buscar novos aprendizados. O mundo muda constantemente.

#BusqueMentores

Sugiro que busque mentores entre pessoas que lhe inspiram, que já percorreram a trajetória que você aspira ou que tenham conhecimento e experiências acumuladas naquilo em que deseja se aperfeiçoar.

A relação de mentoria pode ser formal ou informal, contínua ou pontual, abrangente ou específica, com profissionais de dentro ou de fora da empresa. O importante é que as conversas o coloquem na direção certa.

Ouça-os com atenção e, de maneira criteriosa, escolha o que faz sentido para a sua trajetória.

#DesenvolvaOutrasPessoas

Assim como você conta com mentores para o avanço da sua carreira, seja generoso e atue como mentor para outros profissionais. Para mim, a tradução de uma boa liderança é seu esforço em desenvolver os que estão à sua volta. 

Quando organizo processos seletivos para posições de liderança, gosto de observar o quanto os entrevistados contribuíram para o desenvolvimento de outras pessoas dentro de suas organizações — e isso não se limita à sua própria equipe ou ao seu departamento. Gosto de ver celeiros de talentos, líderes que “exportam” profissionais para os demais setores da empresa e para o mercado (por que não?).

#PrepareumSucessor

Fazer um excelente trabalho pode se tornar uma maldição. Explico-me: se você demonstra um alto desempenho em sua função, é possível que, para não prejudicar a performance da área, queiram mantê-lo na mesma posição por muito tempo, o que pode representar um freio para o seu desenvolvimento.

Por isso, prepare um sucessor. Aliás, mais de um!

#EstudeasTecnologias

O quanto você já conhece de blockchain, criptomoedas, NFTs, RPAs e IAs? E o quanto você está ligado às fintechs que estão abalando o status quo?

Algumas tecnologias e modelos empresariais podem ser apenas um hype, mas outras mudarão significativamente a maneira como trabalhamos, consumimos e fazemos negócios.

#ConteaoMundo

E, por último, de nada adiantará seguir este receituário se as pessoas ao seu redor não souberem das suas ambições. Ainda não temos a capacidade de adivinhar o pensamento dos outros. O óbvio precisa ser dito. Portanto, mantenha um sólido relacionamento com seus colegas de trabalho, líderes, RH e mentores. 

Ativamente, amplie sua rede de contatos frequentando eventos setoriais e de associações de profissionais. Procure relacionar-se também com headhunters e com pessoas que sejam referências no seu setor.

 

Sucesso!

P.S.: Eu nunca digo “boa sorte” — pois o aprimoramento de sua carreira não tem nada a ver com sorte.

Marcelo Nobrega

Especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas e Investidor e C

Consultor de Inovação e Tecnologia aplicada à Gestão de Pessoas. Investidor anjo e conselheiro de HR Techs. Membro do board editorial da Revista HSM Management. Professor do Mestrado da FGV-SP e de cursos de pós-graduação em várias instituições. Executivo com experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo e gás, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício. É especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças. Suas experiências profissionais incluem projetos de transformação de estratégia e cultura corporativa em empresas nacionais e multinacionais, tanto no Brasil, como na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões e spin-offs. Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Columbia, em Nova York, e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Possui ainda MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Negócios de Petróleo e Gás pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formação como Conselheiro pelo IBGC, CELINT e INOVA Business School. Autor e co-autor de diversos livros na área de gestão.